BLOG

A perícia no contexto da engenharia diagnóstica


Um dos segmentos que mais cresce no mercado profissional, a Engenharia Diagnóstica traz um novo paradigma para a formação profissional. Em geral, as atividades de perícia, inspeção, vistoria, avaliação e consultoria são pouco abordadas na graduação, que acaba por formar uma mentalidade profissional dentro da lógica concepção-projeto-construção e raramente, o caminho inverso.

Entretanto, por várias razões, é crescente a demanda por tratamento técnico aplicado ao objeto já construído, seja por novas imposições legais ou normativas , tais como leis de auto vistoria, vistoria de gás (casos do estado do Rio de Janeiro), lei de acessibilidade, normas de desempenho das edificações, entre outras, seja por novas modelos de gestão de ativos, que impõem processos de avaliação econômica. No campo judicial, os tribunais também vem utilizando cada vez mais o conhecimento técnico de peritos judiciais, abrindo cadastros para indicação em processos.

Segmentos como a gestão de facilities, o mercado de seguros, as manutenções em geral,  a segurança do trabalho e a gestão ambiental complementam as necessidades de competências técnicas multidisciplinares para o conjunto da engenharia diagnóstica.

Fica clara a necessidade de formação continuada dos profissionais para abarcar as oportunidades que advém das operações, avaliações e manutenções do objeto construído ou produzido.

Com o objetivo de instituir um fórum  permanente de formação e disseminação de conhecimento, tendências e tecnologias na área, o Centro de Treinamento e Estúdio fará o workshop Estado da Arte da Perícia, no qual seus especialistas debaterão e apresentarão as melhores práticas na área.


Por www.engenharias.org 

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES