BLOG

Avaliação do Terreno


Conhecer as características do terreno que irá abrigar o seu empreendimento é essencial. Para construir, é necessário verificar a sua topografia, facilidade de escoamento de água de chuva e esgoto, o tipo de solo e todas as restrições e exigências municipais e ambientais ligadas às possibilidades de alteração da topografia e vegetação natural existentes. Cada um destes fatores influenciam diretamente no projeto arquitetônico da sua construção e se não analisados previamente podem causar falhas severas, dentre elas o desmoronamento do empreendimento.

Ao iniciar a sua obra, é preciso conhecer com precisão as condições do subsolo. A Sondagem do Solo é imprescindível para determinar quais materiais compõem as camadas abaixo da superfície, a resistência de cada uma, além da profundidade em que se encontra o nível de água. A partir da coleta dessas informações, pode ser definido o tipo correto de fundação a ser construído, assim transmitindo as cargas necessárias da construção.

Sempre vemos nas mídias diversos tipos de casos de desabamento de imóveis, seja por causas naturais ou por cavação errônea, tais acontecimentos sempre reforçam a importância de conhecer todos os aspectos do solo onde será construído seu empreendimento. O aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes, inclinação de troncos de árvores e postes, além do surgimento de minas d’água podem indicar a chance de desmoronamento da construção. 

Verificar o impacto da terraplanagem do terreno pode te ajudar a entender se o espaço é de fato vantajoso para o seu investimento. Um projeto concebido a partir de uma sondagem pré realizada é garantia de economia na obra e a segurança de todos os seus futuros usuários.
             Na Topo, cada projeto é criado após analisar todos os pontos acerca da sua futura construção. Da Avaliação do Terreno até a entrega do seu imóvel, todos os processos são vistoriados por nossos engenheiros garantindo a preservação do seu empreendimento e de todos aqueles que o utilizarem.

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES