BLOG

Pesquisadores de Cingapura desenvolvem concreto flexível



Há pesquisadores em Cingapura dedicados a criar um novo tipo de concreto. Um estudo da Nanyang Technological University (NTU Singapore) desenvolveu em laboratório um concreto flexível e com mais resistência, que reduziria os gastos com manutenção ao mesmo tempo que teria mais durabilidade. Os resultados deste projeto, em larga escala, devem ser revelados ao público até o fim de 2019.


O material, denominado como Conflexpave, seria pré-fabricado em formato de placas, que permitiriam uma instalação mais simples – o que tornaria o concreto flexível em um grande concorrente do asfalto. “Desenvolvemos um novo tipo de concreto que pode reduzir bastante a espessura e o peso das lajes de pavimento pré-moldadas, permitindo uma rápida de encaixe, onde novas lajes de concreto preparadas externamente podem substituir facilmente as mais desgastadas”, explica o professor Chu Jian.

 

Para conseguir o efeito, os pesquisadores usaram os materiais tradicionais (cascalho, cimento, areia e água) combinados a polímeros, em laboratório. “Com um entendimento detalhado, podemos selecionar ingredientes deliberadamente e projetar a adaptação de componentes, para que o material final possa atender aos requisitos específicos necessários para aplicações em estradas e pavimentos”, explicou o professor Yang, também envolvido no grupo de pesquisa.

 


Como o projeto é ambicioso e tem a missão de revolucionar a indústria da construções (responsável por grande movimentação econômica em todo o planeta), o material que foi desenvolvido em 2016 deve passar por mais três anos de testes – desta vez em uma escala mais real –  junto ao JTC, uma agência governamental de Cingapura responsável pelo desenvolvimento industrial e de infraestrutura. Ou seja, até o fim do ano devemos ter um novo capítulo sobre o Conflexpave para descobrir.

FONTE: CASA.COM.BR

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES