BLOG

Por que prestar atenção em sustentabilidade na construção civil?


O desafio da sustentabilidade na construção civil está cada dia mais presente. A responsabilidade empresarial, os compromissos éticos e as estratégias de negócio têm caminhado juntos. Na questão estratégica, uma nova visão de negócio focada em questões econômicas, sociais e ambientais tem sido cada vez mais adotada. Visão que precisa estar refletida na gestão da empresa e de seus projetos e obras, reduzindo custos, aumentando produtividade, garantindo a perpetuidade do investimento e praticando a responsabilidade socioambiental.

É dessa forma que o setor da construção cria mecanismos para vencer a crise e se posicionar em um novo momento do mercado. Veja como é um raciocínio lógico e entenda por que você deve prestar atenção em sustentabilidade na construção civil através dos benefícios que listamos abaixo.

Vantagem competitiva

Mantendo-se atento às pautas que estão em alta, como a questão do social e sustentável, é possível encarar com tranquilidade o desafio da concorrência.O desenvolvimento de práticas e produtos que tenham um comprometimento social e ambiental cria um valioso diferencial competitivo a ser notado pelo seus clientes e demais partes envolvidas.

Através da redução do impacto ambiental e social é possível alcançar uma posição favorável para identificação de novas oportunidades para otimização do trabalho e redução nos custos. Isso sem falar da criação de um novo padrão de qualidade, garantindo maior controle do mercado além do alto desempenho econômico, ambiental e social do empreendimento.

Melhoria da imagem corporativa

As práticas ambientais e sociais acabam tendo efeito também para os fins da comunicação. É possível direcionar esse diferencial para cativar o público e melhorar cada vez mais a imagem da empresa, assim como sua relação com todas as partes envolvidas.


Melhoria nas relações com públicos

A evolução do capital humano e intelectual de seus colaboradores e parceiros é algo bom para todos. Há uma considerável melhoria nas relações com todos os públicos: interno, consumidor, fornecedor, governo e sociedade, sindicatos, órgãos de controle ambiental, etc. Assim, fica favorável também o desenvolvimento de relações na busca pelos fornecedores ideais (seja de materiais, serviços ou equipamentos) que atendam às diretrizes ambientais.


Difusão de uma prática positiva para o planeta

De uma forma até mais altruísta, podemos encarar também a contribuição em nível global na propagação de ideias sustentáveis, reforçando o compromisso de todos com o meio ambiente. E claro, o fato de consolidar uma cultura de sustentabilidade pode permitir à empresa sua inserção no grupo de negócios que atendem indicadores de sustentabilidade definidos pelas diversas instituições envolvidas no assunto. O que garante certo peso nas discussões de negócios, investimentos, participação acionária, aprovação de crédito, captação de recursos, etc.


Potencial lucrativo

Embora o valor da empresa e de seu negócio não esteja ligado somente ao aspecto financeiro, este é fundamental.
 Nesse ponto, a entrevista realizada por PINI com a consultora em sustentabilidade do CTE – Centro de Tecnologia de Edificações, Danusa Nascimento é bem interessante:

“Além dos resultados financeiros, já ditos fundamentais, há outros resultados gerados pela empresa, alguns hoje intangíveis, mas que tendem a serem valorizados pelos clientes e demais partes interessadas. Um dos grandes desafios é o de construir empresas em que todos ganham, inclusive as gerações futuras. O CTE entende que várias empresas da cadeia produtiva da construção já deram os primeiros passos nesta direção e têm total condição de criar um setor sustentável.”


Concluindo

Independente do porte da construtora, a adoção de práticas sustentáveis se apresenta como um mecanismo capaz de assegurar o crescimento do negócio, contribuindo simultaneamente para o desenvolvimento econômico, social e ambiental da organização e todos os demais envolvidos.

Pensando em sustentabilidade na construção civil, o primeiro passo para um caminho de responsabilidade socioambiental é garantir que esse seja um dos valores de seu empreendimento, refletindo esse aspecto nas demais áreas de domínio: projetos, obras, fornecedores…

Dessa forma as construtoras estarão aptas a se diferenciar no mercado, vencendo outro paradigma do setor, a inovação.

Fonte: https://www.solarvoltenergia.com.br/blog/sustentabilidade-na-construcao-civil/

CADASTRE-SE PARA RECEBER NOVIDADES